A espada do Samurai é uma parábola que demonstra como o céu e o inferno estão dentro de nós e como o ego desequilibrado é a chave para acessarmos o pior que existe dentro da gente.
Vamos refletir com a parábola “O Samurai”? Ela começa assim:
“Um samurai chamado Nobushige encontrou o mestre Hakuin em uma estrada. Ele perguntou ao mestre: ‘Mestre, existe realmente um paraíso e um inferno?’.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
‘Quem és tu?’, perguntou Hakuin, ao que Nobushige respondeu: ‘Um samurai’. ‘Tu, um guerreiro?!’, exclamou Hakuin, ‘Não me faças rir, tu pareces um mendigo.’ Isso foi como uma ofensa para o samurai, que desembainhou a espada.
Mas Hakuin continuou a provocação: ‘Ah, e ainda tens uma espada! Será que ela é afiada o suficiente para cortar a minha cabeça?’. Cego de fúria, o samurai levantou a espada, pronto para decepar Hakuin.
O mestre, muito calmo, levantou um dedo e disse: ‘Aqui se abrem as portas do inferno.’ Diante dessas palavras, o samurai se deteve e, compreendendo o ensinamento do mestre, guardou a espada e fez uma reverência. ‘Aqui se abrem as portas do paraíso’, concluiu o mestre.”
Percebam como essa parábola exemplifica que o céu e o inferno estão dentro de nós. Não existe o céu ou o inferno como um local, eles são as nossas atitudes, nossas visões da vida, nossos sentimentos, tudo aquilo que está estagnado ou que está resolvido.
Nesse momento, moram 8 bilhões de pessoas neste planeta, e cada uma delas têm uma visão diferente daqui. Então, podemos dizer que temos 8 bilhões de planetas Terra, e eles só são diferentes um do outro porque cada pessoa vê o mesmo planeta de modo diferente.
Está tudo dentro de nós: a fúria, a raiva, a inveja, a cobiça, o apego. Dessa mesma forma, tudo o que é positivo também nos habita. A questão é se queremos ver o mundo como um céu ou como um inferno.
Podemos fixar nossa atenção em tudo o que é negativo ou fixar nossa atenção em tudo o que é positivo. Onde colocamos nossa atenção é o que reverbera dentro de nós.
Se fixarmos nossa atenção na violência, é a violência que será estimulada. Se fixarmos nossa atenção na ganância, ela será estimulada. Mas, se fixarmos nossa atenção na paz, é a paz que crescerá. Lembrem-se: o que vemos é onde nossa atenção está.
Livros Recomendados:
- Eckhart Tolle – Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência
- Eckhart Tolle – O poder do agora
- Eckhart Tolle – Praticando o poder do agora
- Eckhart Tolle – O poder do silêncio
- Osho – Aprendendo a silenciar a mente
- Atenção Plena – Mindfulness
- Manual prático de Mindfulness
- A ciência da meditação – como transformar o cérebro, a mente e o corpo
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-27681-7
