A atitude é o ato prático de colocar em ação nossa intenção. Atitude é a consciência ordenando os instintos mais primitivos.
A atitude é o que fazemos quando pensamos e agimos de acordo com os nossos valores. A atitude é a força motriz por trás das nossas escolhas e ações.
A atitude é o que nos torna capazes de superar os obstáculos e alcançar os nossos objetivos.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
Por exemplo: se temos a intenção de correr, precisamos das atitudes de colocar o tênis de corrida e sair de casa.
Na teoria, tudo é bonito, mas a teoria não cria a realidade. Por isso que temos milhares de livros sobre a sociedade ideal, diversas religiões falando sobre o ser humano ideal, mas não somos ou tampouco estamos em um local ideal.
A teoria é um conjunto de ideias que o cérebro cria. O que muda as coisas é a atitude.
Assim, não basta querer mudar de vida, é preciso agir para mudar. Não basta ler sobre os benefícios da Atenção Plena, é preciso praticar.
Precisamos superar nossa tendência a permanecer apenas na teoria. Podemos ler a vida inteira sobre meditação e ainda não seremos um meditador, seremos um teórico de meditação.
Somente a prática da meditação nos torna um meditador.
E é por isso que posso ficar eternamente listando todos os benefícios da Atenção Plena, mas sempre estarei falando da minha experiência, do que eu experimentei.
Se vocês não praticarem, não saberão o que ela pode trazer para as suas vidas.
Lembrem-se: o único modo de sabermos sobre o caminho é percorrendo o caminho.
E é aí que entra a atitude. Sem a atitude, nós não vamos a lugar algum, porque é ela que nos move a buscar o que queremos.
Qualquer teoria, por mais linda que seja, sem atitude, não passa de apenas uma teoria. Então, quer praticar Atenção Plena? Tome a atitude! Sustente-a não somente por um mês ou por uma vez na semana – faça disso um hábito!
Pratique todo dia, por pelo menos 10 minutos. Fique observando seus pensamentos, seus sentimentos e o mundo ao seu redor. Desenvolva compaixão e empatia.
Como vimos, isso é questão de treino, pois ninguém nasce iluminado e ninguém é melhor do que ninguém.
Mas há pessoas que praticam mais e pessoas que praticam menos.
Por exemplo, alguém pode ter o dom para ser desenhista, mas não treinar, e outra pessoa pode não ter o mesmo dom, mas treinar 12 horas por dia para desenhar bem.
Enquanto quem tem o dom do desenho não treina, pois acha que, por ter o dom, isso será o suficiente, a outra pessoa que treina 12 horas por dia vai melhorando cada vez mais, até o momento em que acaba se nivelando à que tem o dom natural ou mesmo a superando.
E isso ocorre porque houve a atitude de treinar dia após dia.
No caso da Atenção Plena, é sobre termos a atitude de observarmos segundo após segundo, pensamento após pensamento.
Então, ter a atitude de praticar a Atenção Plena é sair da teoria, praticar sem pressa, sem julgamentos, apenas nos permitindo sair do modo automático.
Simplesmente nos colocando na posição de Observadores. Essa é a atitude.
Livros Recomendados:
- Eckhart Tolle – Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência
- Eckhart Tolle – O poder do agora
- Eckhart Tolle – Praticando o poder do agora
- Eckhart Tolle – O poder do silêncio
- Osho – Aprendendo a silenciar a mente
- Atenção Plena – Mindfulness
- Manual prático de Mindfulness
- A ciência da meditação – como transformar o cérebro, a mente e o corpo
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-27681-7
