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Blog sobre meditação e atenção plena do Prof. Tibério Z para você estudar sobre as técnicas mais profundas para mudança e expansão da consciência.

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Artigos sobre meditação:

Nesse artigo vamos refletir sobre o que é atenção plena e como ela é um poderoso instrumento para atingir o equilíbrio e a paz
Neste artigo vamos abordar os principais benefícios da meditação, os diferentes tipos de meditação e como começar a praticar.
Nesse artigo vamos refletir sobre a relação da atenção plena e o budismo e como essa técnica milenar pode ajudar a termos mais consciência.
Nesse artigo vamos refletir sobre a importância do Dr. Jon Kabat Zinn na propagação da atenção plena na sociedade ocidental.
Nesse artigo vamos refletir sobre a importância de Daniel Goleman e a meditação no mundo ocidental.
Neste artigo, vamos explorar o significado da parábola das duas flechas de Buda e com isso evitarmos muitos sofrimentos desnecessários.
Neste artigo, vamos explorar como a meditação afeta o cérebro e quais são os seus benefícios para a saúde mental e física.
Nesse artigo vamos refletir sobre como estamos vivendo no modo automático e como podemos ter mais consciência.
Nesse artigo vamos refletir sobre a parábola do machado afiado e a importância de treinarmos a nossa mente.
A espada do Samurais é uma importante parábola que demonstra como o céu e o inferno estão dentro de nós.
Neste artigo, vamos refletir sobre a compaixão e como ela fundamental para praticarmos atenção plena e meditação.
Neste artigo, vamos refletir sobre a intenção e como ela é importante para a praticarmos meditação e atenção plena.
Nesse artigo vamos refletir sobre a importância da atitude na atenção plena e como ela o elemento fundamental para qualquer mudança.
Neste artigo, vamos analisar a parábola do ladrão da montanha e tirar algumas lições importantes para a nossa vida.
O momento presente Vamos iniciar este módulo falando de um assunto muito importante para a Atenção Plena, que é estar no momento presente. Só
O primeiro conceito fundamental para praticarmos Atenção Plena é a mente de principiante. Isso significa, basicamente, que devemos abandonar o hábito de vivermos como
A definição de Atenção Plena é estar focado no momento presente sem julgamentos, porém algumas pessoas só observam a parte de “estar focado no
Aceitação não quer dizer não ter atitudes; aceitação quer dizer compreender que nós não temos controle sobre nada. A ideia de controle é falsa.
Nosso apego surge, basicamente, porque acreditamos que somos os nossos pensamentos. Essa ideia ganhou fama principalmente via René Descartes, um racionalista do século XVII
Para falar de paciência, precisamos também falar de ego. Porque o ego quer tudo para hoje, ele não quer esperar, pois tem uma necessidade
O grande mestre Hélio Couto fala sobre “soltar” para nos explicar acerca da ausência de esforço. Porém, no Ocidente, raras pessoas compreendem esse conceito,
A primeira gratidão que devemos ter é por estarmos vivos, mas isso não significa ficar dizendo o tempo todo: “Obrigado Deus pela natureza, obrigado
O silêncio é a primeira prática de Atenção Plena que podemos incorporar no nosso dia a dia. Mas de que silêncio estou falando? O
Nossa segunda prática necessária para a Atenção Plena é nos conectarmos com as pessoas. Afinal, não existe nada mais importante na vida do que
A terceira prática necessária para a Atenção Plena é nos conectarmos com a natureza. Isso porque existem forças na natureza, movimentos naturais, que nos
A quarta prática necessária para a Atenção Plena é focarmos no presente. Para entendermos isso, precisamos saber que somos parte ego, mas esse ego
A sexta prática necessária para a Atenção Plena é a gratidão. Já falamos anteriormente sobre a gratidão, mas vamos retomar esse importante tópico agora
A sétima prática necessária para a Atenção Plena é usar a tecnologia com sabedoria. Celular, computador, tablet e televisão são ótimos! Talvez este conteúdo
A oitava prática necessária para a Atenção Plena é sorrir. Pode não parecer, mas sorrir tem muito a ver com a Atenção Plena. Toda
A nona prática necessária para a Atenção Plena é mudar a rotina. Prestar atenção a esse tópico é importante porque o cérebro tem uma
Nesse momento de reflexão, vamos falar sobre a parábola do Aperfeiçoamento Pessoal: “Um praticante, certa vez, perguntou a um mestre Zen, que ele considerava
Temos dois modos de estar aqui no planeta Terra: fazendo algo ou sendo algo. E há uma grande diferença entre eles. Nossa sociedade valoriza
         Nosso próximo bom hábito para a Atenção Plena é a aceitação. Quando a sociedade ocidental ouve algo sobre aceitação, associa esse elemento a
O terceiro bom hábito para a Atenção Plena é a paciência. Isso significa não termos a ilusão de que praticar Atenção Plena nos tornará
Já conversamos anteriormente sobre a confiança, mas, agora, vamos ver um nível mais profundo de confiança relacionado à Atenção Plena e à meditação. Ter
A curiosidade é o oposto da ideia de que já sabemos tudo. Afinal, se sabemos tudo sobre a vida, não precisamos ser curiosos. Agora,
É impossível praticarmos meditação e Atenção Plena sem desenvolvermos a bondade por nós mesmos. Simplesmente porque, como vimos, esse processo pode ser doloroso e,
Nesta aula, iremos aprofundar o tema da gratidão, mais especificamente dentro do segmento da Atenção Plena. Partimos da ideia de que, quando meditamos, podem
         O último bom hábito para a Atenção Plena que veremos é o perdão. Porém, primeiramente, precisamos entender que o perdão não é algo
Chegamos ao nosso último momento de reflexão do curso e conversaremos sobre a parábola “A certeza e a dúvida – Um conto de Buda”.