Agora, veremos o complemento da frase do capítulo anterior, porque nós também devemos cobrar pelo nosso trabalho, de forma a valorizá-lo. Estipulamos um preço justo, acessível dentro daquilo que oferecemos, mas sempre devemos cobrar pelo trabalho que executamos. Até porque ninguém valoriza o que é de graça.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
Já trabalhei em uma empresa que oferecia almoço por quilo gratuitamente, mas era todo dia muita comida jogada fora. Isso se agravou até que o almoço passou a ser cobrado e, assim, magicamente, a questão do desperdício foi resolvida. Se pegarmos duas bolsas idênticas e uma delas vendermos no camelô, enquanto a outra vendemos no shopping, a maioria das pessoas achará a bolsa do shopping melhor.
Em um ponto mais profundo, ter dificuldade de cobrar aquilo que é justo pelo nosso trabalho é falta de amor-próprio. Temos que amar ao próximo como a nós mesmos, portanto, precisamos nos amar.
Caridade é outra história. Não há problema algum em reservar um dia da semana para oferecer um serviço a quem precisa. Mas como podemos ter uma vida equilibrada e manter um negócio sem retorno financeiro?
E quem não está disposto a pagar pelo nosso serviço que não pague, procure outro que ofereça de graça. Porque tem gente que quer tudo de graça na vida. Novamente, nesses casos, tem-se a ideia do “espertão”, de que só o dinheiro dele vale, o dos outros não. Tem quem vá a um rodízio e coma até passar mal, porque está pagando uma quantia que, geralmente, já não é alta, mas que quer fazer valer. Esse tipo de pessoa busca ter tudo de graça, mas qualquer coisa que seja requerida dessa pessoa custa muito.
Outro exemplo que presenciei foi o pai de um amigo meu, que tinha um posto de gasolina, no qual seus amigos iam abastecer fiado. Por fim, o posto faliu e, quando os amigos foram cobrados, acharam ruim e ainda falaram mal do cara. Mas amigos de verdade pagam pelo serviço do outro ou retribuem de alguma forma. Sempre haverá uma troca justa.
Como disse, não há problema algum emoferecer algo de graça para o mundo, mas é preciso oferecer conscientemente, não porque o outro quer levar vantagem em cima de nós.
Livros Recomendados:
- Deepak Chopra – A realização espontânea do desejo
- Como atrair dinheiro
- O poder do subconsciente
- O poder cósmico da mente
- Liberte o poder do seu subconsciente
- O poder do hábito
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-27681-7
