Como um lutador de boxe se defende de um soco?
Ele sabe que o oponente quer lhe bater, então se esquiva, ele sai do raio de ação do agressor.
Ou seja, defender não é atacar.
Por isso, se sabemos que alguém quer nos prejudicar, não revidamos, apenas saímos do raio de ação dessa pessoa.
Isso é saber se proteger.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
Um caso real
Uma vez trabalhei com um judeu que era muito rico, mas toda vez que alguém perguntava como estavam as coisas, ele respondia que estavam difíceis.
Ele nunca falava do que ele tinha, que era dono da empresa, que havia comprado um carro… Sempre falava que estava difícil.
Até que um dia me contou que essa era a sua estratégia de defesa, pois quando as pessoas achavam que estava tudo difícil e dando errado para ele, elas tiravam o foco dele e colocavam em outra coisa.
Agora, se ele falasse que estava vendendo que é uma maravilha, que havia comprado um carro e que estava de viagem marcada para Paris, a sombra de inveja dos outros o atrapalhava.
Usar a sabedoria
Se estamos lidando com uma pessoa que tem uma inveja mais ou menos trabalhada, isso vai ficar apenas no nível do pensamento, mas se for uma inveja em total desequilíbrio, ela se tornará uma obsessora da nossa vida.
Como não sabemos o quão desequilibrada essa sombra está nas pessoas, ficamos quietos e paramos de falar da nossa vida para todo mundo.
Percebam, essa necessidade de contar tudo para todo mundo pode ser uma necessidade de autoafirmação.
Mas a verdade é que quanto menos souberem da nossa vida, melhor, menos foco colocarão em nós.
Isso é saber se proteger, sem precisar atacar ou revidar, apenas usando nossa sabedoria.
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-20884-9