Daniel Goleman, considerado o “pai” da inteligência emocional, é o próximo autor que contribuiu para que a Atenção Plena se propagasse pelo Ocidente. Ele é psicólogo e escritor, sendo que, por doze anos, foi roteirista do The New York Times.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
O referido estudioso possui um livro best-seller chamado “Inteligência Emocional” e diversos outros livros publicados. Aliás, considero tudo o que ele produz muito bom! O livro “A Ciência da Meditação”, escrito por ele e por Richard Davidson, é fantástico.
Recomendo esse livro como estudo complementar da Atenção Plena. E aproveito para indicar que cabe a vocês pesquisarem informações além das que ofereço aqui, tanto sobre os pesquisadores, quanto sobre a Atenção Plena em si.
Isso porque tudo que engloba esse universo da meditação é composto por um material enorme e riquíssimo de informação. E é muito saudável desenvolver o hábito de fazer a própria pesquisa e chegar às próprias conclusões.
Para a Atenção Plena, Daniel Goleman contribuiu atuando como jornalista científico, pois, além de participar de diversas pesquisas, pegava os dados científicos obtidos e os traduzia para uma linguagem mais acessível, popularizando o tema.
Livros Recomendados:
- Eckhart Tolle – Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência
- Eckhart Tolle – O poder do agora
- Eckhart Tolle – Praticando o poder do agora
- Eckhart Tolle – O poder do silêncio
- Osho – Aprendendo a silenciar a mente
- Atenção Plena – Mindfulness
- Manual prático de Mindfulness
- A ciência da meditação – como transformar o cérebro, a mente e o corpo
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-27681-7
