O gráfico desimpregnador, também conhecido informalmente como ‘‘flechas’’, é um instrumento da radiônica muito usado em radiestesia.
Uma das principais funções desse gráfico é retirar energias remanescentes, ou seja, energias acumuladas.
Essa função torna-se muito útil na prática dos atendimentos em radiestesia, pois ele pode ser usado em conjunto com o decágono, um ampliando e o outro limpando as energias, sejam de materiais ou testemunhos.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
Outras aplicações desse gráfico são limpar e purificar astralmente as energias deletérias, desimpregnar a aura em casos de obsessão, movimentar a energia em locais onde itens ficam estocados (despensa e lavanderia, por exemplo), proteger contra energias negativas e aliviar emoções densas (ódio, rancor e raiva).
Pode ser usado em objetos, ambientes, pessoas, plantas, animais e cristais.
O tempo mínimo de aplicação é de 30 minutos, mas o pêndulo pode indicar um tempo personalizado, além de outros possíveis usos para o gráfico.
O desimpregnador é composto de um decágono, que é um potencializador energético, quatro círculos concêntricos, que oferecem proteção e concentram a energia e um número variável de flechas (de 60 a 78), sempre centrífugas, dando a ele a característica desimpregnadora.

Apesar de ser um gráfico com diversas utilidades, nem todos radiestesistas acreditam que ele seja a melhor escolha.
Em seu livro ‘Os Gráficos em Radiestesia’, Antônio Rodrigues aponta que o desimpregnador é ambíguo ao usar elementos que concentram e desconcentram a energia simultaneamente.
Segundo ele, possíveis sucessos no uso do gráfico se devem à energia psíquica do radiestesista, o que torna o trabalho cansativo.
Em contrapartida, quem defende seu uso, diz que a construção geométrica acerta em primeiro concentrar para depois liberar as energias deletérias, em um funcionamento similar ao dos cristais.
Independente das controvérsias, fica a cargo de cada radiestesista experimentar e testar diversas vezes um gráfico, para assim emitir por si uma opinião a respeito da funcionalidade dele.
Afinal, sabemos que quando falamos de energia, nem tudo é percebido do mesmo modo por todos.
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-27681-7
