Por que o vento forte não quebra o bambu? Porque ele se curva para as condições que não pode controlar. E o primeiro passo para, assim como o bambu, termos flexibilidade, é entendermos que, em 99% das vezes, a vida não será do modo que planejamos.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
Sem assumir e aceitar essa realidade, não é possível ser flexível perante os acontecimentos. Um dia estava conversando com minha esposa que, se qualquer fato da nossa vida tivesse sido mudado, não teríamos nos conhecido. Falo isso para mostrar como não somos capazes de calcular todas as probabilidades de nossa vida, que dirá da vida de todos os seres que nos rodeiam.
É impossível para a mente humana calcular tamanho número de variáveis. No máximo, como em um jogo de xadrez, conseguimos calcular dez ou doze jogadas futuras. E esse pouco que podemos prever é ótimo porque nos priva de corrermos riscos desnecessários, como na ideia do leão, do qual não nos aproximamos porque sabemos que ele morde.
Porém, ir além disso é algo que não podemos fazer. A flexibilidade vem dessa aceitação de que há uma inteligência maior capaz de orquestrar tudo. Como diz o Pai Nosso, que seja feita a Sua vontade. Mas será que, quando rezamos, falamos isso sinceramente?
Isso me lembra uma historinha: um dia, o rei conheceu o homem mais sábio da aldeia e, para sua surpresa, aquele homem com tanta sabedoria era incrivelmente humilde, pois morava em um casebre e comia apenas arroz e pão todo dia. Maravilhado com tanta humildade, o rei convidou o sábio para morar no castelo. O sábio aceitou, mas passou a comer tudo de bom que havia na cozinha do rei. Espantado com essa mudança, o rei questionou o sábio porque ele não continuava comendo arroz e pão. O sábio lhe disse: “A vida está me dando um banquete, por que deveria deixar de comê-lo?”.
Isso é ser flexível. Hoje, temos água e pão, e está tudo bem; amanhã, temos um banquete, e está tudo bem também. Flexibilidade é se importar menos com os caminhos da vida, sabendo que vamos dançar conforme a música.
Percebam como nenhum animal na Terra, tirando o ser humano, tem a noção do futuro. Todos eles estão unicamente vivendo o momento presente e fazendo o melhor que podem com o que possuem. Isso é flexibilidade.
Não é querer que tudo seja do nosso jeito e no nosso tempo. Existe uma cadeia de acontecimentos que apenas o Criador pode coordenar, pois só Ele tem potencial de processamento para calcular todas as probabilidades de todos os seres que existem.
Nós estamos dentro das leis Dele, dentro da realidade Dele, do sonho Dele, somos uma peça desse sonho, então, não importa o que aconteça, devemos dançar conforme a música. Porque, se não vamos no amor, vamos na dor. É assim que a vida nos ensina.
Somos crianças espirituais, de modo que nos jogamos no chão e esperneamos porque a vida não acontece como imaginamos. Dizemos “Mas não era isso o que eu queria!” e sofremos porque não aceitamos as coisas como são.
Não estou falando de conformismo, de não buscarmos melhores situações para nós e para os outros, mas da capacidade de soltar o controle e de aceitar que, embora possamos nos mover para uma direção, não podemos ter certeza do caminho.
Parem para pensar nos planos que fizeram quando tinham 18 anos… Quantos deles se realizaram? E mais: quantos deles se realizaram do modo como vocês imaginaram? Provavelmente, muito poucos.
E sempre será assim, porque estamos imersos no acaso. Mais que isso, como tudo é yin e yang, paradoxalmente, vivemos sob a extrema ordem do universo ao mesmo tempo em que estamos inseridos em seu caos.
Vejam, caos não é desordem. Caos é o fato de que absolutamente tudo pode acontecer. E ser flexível é estar aberto a esses acontecimentos, como a água que se molda onde quer que seja colocada.
Quanto maior nossa capacidade de mudança e adaptação, menos sofremos, pois paramos de lutar contra a vida e aprendemos a fluir. E como o Criador é puro amor e sabedoria, quando deixamos, Ele nos leva para os melhores lugares possíveis.
Claro, o que temos que aprender ou resolver não será evitado, mas parar de lutar contra Deus faz tudo o que está travado andar. Então, ser flexível é entregar nas mãos do Criador o que nunca foi nossa responsabilidade.
Até porque, quanto mais tentamos controlar as situações, mais tudo dá errado. Se mal controlamos nossos sentimentos e nossos pensamentos, como podemos querer controlar algo tão complexo como a vida, que possui inúmeras, talvez infinitas, variáveis?
Livros Recomendados:
- Deepak Chopra – A realização espontânea do desejo
- Como atrair dinheiro
- O poder do subconsciente
- O poder cósmico da mente
- Liberte o poder do seu subconsciente
- O poder do hábito
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-27681-7
