A segunda causa do fracasso na vida, voltada à prosperidade, é fazer as coisas sem objetivo. Não ter um objetivo é como pegar um barco, colocá-lo no mar e deixar o vento levá-lo, sem qualquer rumo definido.
Inscreva-se para receber artigos toda semana
Quando agimos assim na vida, estamos sempre mudando de direção, seja em função das opiniões alheias e dos condicionamentos sociais, seja devido aos nossos medos. Assim, não realizamos nada que nos nutra interiormente.
Vejam, o objetivo também não faz sentido quando o analisamos sob a perspectiva da morte, afinal, tanto faz se temos um objetivo ou não se vamos partir a qualquer momento. Mas ele nos dá uma firmeza, uma perspectiva de que, enquanto essa vida durar, vamos estar trilhando um caminho de paz. Por exemplo, se nosso objetivo é ter independência financeira, vamos fazendo ações que, aos poucos, nos levam à essa liberdade.
Agora, se não temos um objetivo na vida, estamos à deriva em relação aos acontecimentos. Desse modo, trabalhamos, pagamos contas e fazemos coisas sem nem saber o porquê. Então, um senso de insatisfação, de incompletude, de impossibilidade de realizar o que queremos vai sendo gerado em nós.
Muitas vezes, inclusive, nem sabemos o que queremos, e nunca nem paramos para pensar nisso. Frente a isso, digo a vocês: no fundo todos nós sabemos o que queremos; a questão é que precisamos de coragem para assumir nossos próprios desejos, nosso próprio eu. Se não, o medo vai sufocando nossos sonhos, até o ponto em que nem lembramos mais o que um dia nos fez vibrar.
Como seres tridimensionais, encarnados em um corpo físico, precisamos ter objetivos, precisamos saber o que nos faz levantar da cama de manhã, o porquê fazemos o que fazemos. Essas perguntas precisam ser respondidas. Afinal, nosso corpo físico é a nossa primeira esfera de consciência aqui neste planeta, e, se nosso cérebro não sabe porque está fazendo as coisas, não encontra sentido em suas ações. Nesse contexto, a vida como um todo começa a ficar sem sentido.
Por isso, precisamos dar essas respostas para o nosso cérebro para sermos mais vivos e mais eficientes aqui na terceira dimensão. Porém, infelizmente, grande parte da população não sabe porque levanta da cama todos os dias de manhã. E aí vemos esses indivíduos prestando vários serviços aos outros sempre com uma cara de insatisfação, de vazio, afinal, eles não sabem o porquê de estarem fazendo aquilo, só sabem que precisam daquilo para pagar contas e sobreviver.
O Hermetismo nos diz que devemos sair desse nível básico de consciência, no qual estamos apenas sobrevivendo, e migrarmos para uma consciência mais ampliada, na qual sabemos estar aqui para encontrarmos o nosso eu.
Além disso, precisamos aprender a regular nossos desejos e nossos sonhos considerando os limites para com o nosso próximo. Isso porque nosso propósito não deve prejudicar ninguém, pelo contrário, nossos sonhos devem ser meios de ajudar outras pessoas.
Porém, enquanto não encontramos esse propósito interior, a sensação de vazio em nossas atitudes permanece. E, como vimos anteriormente, não é o dinheiro que preenche essa necessidade de um propósito. Conheço muitas pessoas que ganham muito dinheiro, mas que possuem um vazio interior enorme. Repito, aqui, o que já mencionei anteriormente: nosso propósito pode ser simples, ações do dia a dia, desde que estejamos escutando a nós mesmos.
Claro, sabemos que há várias circunstâncias que nos obrigam a abandonar os nossos sonhos. A vida realmente apresenta muitos desafios. Portanto, muitas vezes, temos que fazer aquilo que não queremos pelas circunstâncias do momento.
O problema é nos acostumarmos a isso, ficarmos presos a essa situação e esquecermos o que um dia realmente desejamos para nós. Ter um objetivo claro nos ajuda nisso, a buscar o que queremos, mesmo que encontremos contratempos. Assim, não vamos abandonar nossas responsabilidades por impulso, o que só traria dor, mas vamos fazer o que é preciso fazer, sabendo que é uma situação circunstancial, e não definitiva.
Ademais, podemos dar pequenos passos rumo ao que realmente queremos. Esse é o objetivo da vida, saber que nosso barco pode estar passando por uma tempestade, mas que chegaremos à terra firme. Dessa forma, a tempestade se torna menos dolorosa, porque compreendemos que ela não é para sempre.
Atualmente, a maioria das pessoas ainda não entendeu tudo isso, ainda creem que o circunstancial é o definitivo e, portanto, não sabem como sair disso. Essa sensação vai drenando a energia delas e lhes gerando tristeza. Nesse ponto, não sabem mais o que querem nem como chegar até lá, mas, na verdade, todos possuímos essa resposta. Temos, em algum ponto do interior, a coragem requerida para sermos quem somos e para fazermos o que queremos fazer.
Livros Recomendados:
- Deepak Chopra – A realização espontânea do desejo
- Como atrair dinheiro
- O poder do subconsciente
- O poder cósmico da mente
- Liberte o poder do seu subconsciente
- O poder do hábito
Copyright do texto © 2022 Tibério Z Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste artigo pode ser reproduzida ou usada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópias, gravações ou sistema de armazenamento em banco de dados, sem permissão por escrito, exceto nos casos de trechos curtos citados em resenhas críticas ou artigos de revistas. (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ISBN: 978-65-00-27681-7
